@2019 - Lume Tecnologia - Todos direitos reservados

QUAIS MÉTRICAS UTILIZAR PARA MEDIR OS RESULTADOS DE TI.

A cada dia, a Tecnologia da Informação vai ganhando mais espaço e importância dentro de pequenas, médias e grandes empresas. E assim como a tecnologia avança a grandes passos, aumentam também as responsabilidades dessa área. Uma das funções destinadas a este setor é identificar falhas e encontrar soluções que possam ajudar a empresa a aumentar seu crescimento. Mas, para que boas ferramentas sejam instauradas é preciso investimento e ele sempre deve ser acompanhado de métricas eficazes. Dessa forma, o gestor de TI pode analisar os resultados, verificar se esse investimento foi bem aplicado e decidir se devem ser feitas alterações. Mas, qual é a melhor forma de realizar a definição de métricas em TI? Nós separamos algumas dicas que certamente irão te ajudar nessa tarefa!

COMO ANALISAR O DESEMPENHO?

Você já sabe que é primordial fazer um acompanhamento dos resultados do setor, mas como definir métricas em TI? A primeira coisa que deve ser levada em consideração é a performance das ferramentas e soluções utilizadas, incluindo a infraestrutura e os sistemas. Também é preciso analisar a produtividade da equipe, seu envolvimento, o resultado dos serviços prestados e até mesmo a pro atividade dos membros. Além disso, também deve-se medir a sustentabilidade financeira do setor, para garantir que exista um equilíbrio entre a verba existente e os gastos presentes e futuros.

COMO COMEÇAR?

Para entender como definir métricas em TI é necessário ter as metas e objetivos bem claros. Também é preciso saber como as informações serão coletadas e de quanto em quanto tempo essa medição deve ser feita. Isso varia muito de acordo com cada empresa e sua situação atual, mas no geral, é aconselhável realizar essa ação mensalmente. A partir disso, será possível organizar os dados coletados em métricas úteis para você e sua gestão.

NÃO DEIXE PASSAR

Algumas questões sempre devem ser levadas em consideração na definição de métricas em TI. Por exemplo, as falhas do sistema, problemas com equipamentos e o tempo que a solução desses problemas demanda. Além disso, também é essencial mensurar os gastos do setor, incluindo não só as ferramentas utilizadas, mas o suporte e demais contas que podem interferir nessa soma. Com todas essas informações levantadas, será possível ter um panorama real da situação, para saber se vale a pena manter os investimentos atuais e se são necessárias alterações.

IDEIAS DE MÉTRICAS

Se você está com dificuldade para fazer a definição de métricas em TI, separamos alguns exemplos que podem ser úteis para a sua empresa: – Número de atualização de versões realizadas dentro do prazo; – Quantidade de bugs; – Tempo usado para correção de problemas; – Número de atendimentos prestados; – Média de tempo que esses atendimentos demandam; – Média de atendimentos de cada membro da equipe; – Média de tempo livre de cada membro da equipe.

KPI (Key Performance Indicators / Indicadores Chave de Desempenho) Como o nome já sugere, o KPI analisa o desempenho dos recursos de TI utilizados na empresa, a partir de métricas definidas pelo gestor. Elas podem ser separadas em eficiência das chamadas ao setor de TI, tempo em atividade dos serviços e performance do sistema de proteção.

KGI ( Key Goal Indicators / Indicadores Chave Objetivo ou de Sucesso) Essas métricas quantificam os resultados dos recursos de TI, permitindo ao gestor saber se os números correspondem às expectativas. Elas focam principalmente na infraestrutura e nos sistemas.

73 views

Converse com a Lume 

Entre em contato conosco e encontre o produto ou solução LUME , que atende seus requisitos. Converse com um especialista que vai indicar a melhor decisão. 

SIGA A LUME TECNOLOGIA

  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Podemos te ajudar? 

NOTÍCIAS E EVENTOS 

Eventos

NewsLume 

 

ENDEREÇO 

Endereço: Rua João Zaitter, 702
Pinhais, PR

 

CEP : 83324-210

CONTATO

Telefone : +55 41 3204.7149
 

Email: atendimento@lumetecnologia