PORQUE UTILIZAMOS O DESIGN THINKING NO DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS?

O Design Thinking é uma metodologia de inovação, excelente ferramenta de abordagem no desenvolvimento de Soluções de Negócios, com o objetivo de abordar, analisar e solucionar problemas de qualquer natureza, focado em satisfazer os desejos e necessidades do cliente de forma empática.

Diferenciais do Design Thinking:

Foco na percepção de valor do cliente, suas reais necessidades e desejos

Desenvolver novos produtos ou serviços de acordo com o problema imposto.

Utilizar recursos visuais, diagramas e desenhos para fixar as ideias.

Utilizar protótipo para a validação e geração de novas ideias.

Reforçar a visão sistêmica, separando os processos em blocos/grupos menores.

Os processos do Design Thinking podem ser divididos em:

IMERSÃO

Fase do Design Thinking onde a equipe se aproxima do problema de ambos os pontos de vista, tanto do cliente da empresa, quanto do cliente dele.Pode ser divida em duas etapas, a Etapa Preliminar, onde há o reconhecimento de todas as partes do problema utilizando o Reenquadramento, Pesquisa Exploratória e Pesquisa Desk. E a Etapa Profundidade, que mergulha a fundo no contexto do problema na vida dos stakeholders, com Entrevistas, Observações, Sessões Generativas, Cadernos de Sensibilização e outras técnicas; focando em entender como as pessoas falam, agem, pensam e sentem.

PROTOTIPAÇÃO

Apesar de ser uma das últimas etapas citadas no projeto, a Prototipação pode ser criada ao decorrer dele, pois auxilia a validação das ideias geradas.

ANÁLISE E SÍNTESE

Após o levantamento de dados, o próximo passo é a analisar e sintetizar essas informações.Organizando as informações, a intenção é criar desafios que auxiliem na compreensão do problema que está sendo estudado no Design Thinking, para que assim surjam os insights (achado proveniente da Imersão, é a identificação de uma oportunidade) e ideias (soluções geradas para atender um ou mais insights).Nessa etapa é necessária a criação de Cartões de Insights, Mapas Conceituais, Critérios Norteadores, Criação de Personas, Mapas de Empatia, Jornadas dos Usuários, entre outros, para que o agrupamento dos insights sejam o caminho para a solução.

IDEAÇÃO

Com todos os insights “em mãos”, essa é a fase que tem como objetivo gerar ideias inovadoras, a fim de estimular a criatividade e gerar soluções de acordo com o contexto do Design Thinking trabalhado até aqui.

A grande questão no Design Thinking é colocar no centro do processo o ser humano, para entender o usuário final e envolver os especialistas como colaboradores constantes. É muito importante entender que a jornada de decisão do consumidor mudou, o Neuromarketing, por exemplo, busca por meio de estudos neurológicos compreender os motores psicológicos de compra em seu estado cognitivo, instintivo e emocional.

A Lume  Tecnologia traz até seus clientes o Design Thinking, promovendo o pensamento crítico, permitindo a organização de ideias, análise de decisões, exploração de situações do cotidiano com o objetivo final de promover a Inovação. Contribuindo assim para: mapeamento de oportunidades de inovação onde quer que elas estejam, identificação de oportunidades, dentro do melhor custo X benefício, desenvolvimento a partir da contribuição coletiva e participação dos envolvidos, teste prévio de qualquer implementação e lançamento que acompanha a curva de maturidade do negócio.

0 visualização

Converse com a Lume 

Entre em contato conosco e encontre o produto ou solução LUME , que atende seus requisitos. Converse com um especialista que vai indicar a melhor decisão. 

SIGA A LUME TECNOLOGIA

  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Podemos te ajudar? 

NOTÍCIAS E EVENTOS 

Eventos

NewsLume 

 

ENDEREÇO 

Endereço: Rua João Zaitter, 702
Pinhais, PR

 

CEP : 83324-210

CONTATO

Telefone : +55 41 3204.7149
 

Email: atendimento@lumetecnologia 

@2019 - Lume Tecnologia - Todos direitos reservados