PORQUE UTILIZAMOS O DESIGN THINKING NO DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS?
O Design Thinking é uma metodologia de inovação, excelente ferramenta de abordagem no desenvolvimento de Soluções de Negócios, com o objetivo de abordar, analisar e solucionar problemas de qualquer natureza, focado em satisfazer os desejos e necessidades do cliente de forma empática.
Diferenciais do Design Thinking:
Foco na percepção de valor do cliente, suas reais necessidades e desejos
Desenvolver novos produtos ou serviços de acordo com o problema imposto.
Utilizar recursos visuais, diagramas e desenhos para fixar as ideias.
Utilizar protótipo para a validação e geração de novas ideias.
Reforçar a visão sistêmica, separando os processos em blocos/grupos menores.

Os processos do Design Thinking podem ser divididos em:
IMERSÃO
Fase do Design Thinking onde a equipe se aproxima do problema de ambos os pontos de vista, tanto do cliente da empresa, quanto do cliente dele.Pode ser divida em duas etapas, a Etapa Preliminar, onde há o reconhecimento de todas as partes do problema utilizando o Reenquadramento, Pesquisa Exploratória e Pesquisa Desk. E a Etapa Profundidade, que mergulha a fundo no contexto do problema na vida dos stakeholders, com Entrevistas, Observações, Sessões Generativas, Cadernos de Sensibilização e outras técnicas; focando em entender como as pessoas falam, agem, pensam e sentem.
PROTOTIPAÇÃO
Apesar de ser uma das últimas etapas citadas no projeto, a Prototipação pode ser criada ao decorrer dele, pois auxilia a validação das ideias geradas.
ANÁLISE E SÍNTESE
Após o levantamento de dados, o próximo passo é a analisar e sintetizar essas informações.Organizando as informações, a intenção é criar desafios que auxiliem na compreensão do problema que está sendo estudado no Design Thinking, para que assim surjam os insights (achado proveniente da Imersão, é a identificação de uma oportunidade) e ideias (soluções geradas para atender um ou mais insights).Nessa etapa é necessária a criação de Cartões de Insights, Mapas Conceituais, Critérios Norteadores, Criação de Personas, Mapas de Empatia, Jornadas dos Usuários, entre outros, para que o agrupamento dos insights sejam o caminho para a solução.
IDEAÇÃO
Com todos os insights “em mãos”, essa é a fase que tem como objetivo gerar ideias inovadoras, a fim de estimular a criatividade e gerar soluções de acordo com o contexto do Design Thinking trabalhado até aqui.
A grande questão no Design Thinking é colocar no centro do processo o ser humano, para entender o usuário final e envolver os especialistas como colaboradores constantes. É muito importante entender que a jornada de decisão do consumidor mudou, o Neuromarketing, por exemplo, busca por meio de estudos neurológicos compreender os motores psicológicos de compra em seu estado cognitivo, instintivo e emocional.
A Lume Tecnologia traz até seus clientes o Design Thinking, promovendo o pensamento crítico, permitindo a organização de ideias, análise de decisões, exploração de situações do cotidiano com o objetivo final de promover a Inovação. Contribuindo assim para: mapeamento de oportunidades de inovação onde quer que elas estejam, identificação de oportunidades, dentro do melhor custo X benefício, desenvolvimento a partir da contribuição coletiva e participação dos envolvidos, teste prévio de qualquer implementação e lançamento que acompanha a curva de maturidade do negócio.