COMO TOMAR DECISÕES ASSERTIVAS NO SETOR DE TI?

Se antes a TI era mais voltada a funções operacionais (sustentação de ambientes computacionais e sistêmicos bem como na garantia de interoperabilidade do seu negócio), de um tempo para cá esta área outrora vista e tratada assim, se transformou em um forte habilitador de negócios, provendo não apenas informações estratégicas para a tomada de decisão dinâmica e assertiva, como também servindo agora como uma área finalística de para o negócio de uma empresa.

Em dias de hoje percebe-se que o alinhamento desse setor com o restante da empresa pode ser crucial para um maior crescimento dos negócios, sendo assim uma área transformacional. Prova disso é que, segundo pesquisa, há mais de 20 anos o investimento em TI cresce aproximadamente 8% no Brasil. Por esse motivo, os gestores de TI estão assumindo um papel fundamental nas decisões da companhia. Mas, como saber quais decisões tomar?

ANÁLISE DE DADOS

Com a explosão de dados dentro do Mundo atual, o nosso tão falado “Mundo Digital”, inevitavelmente as empresas estão inseridas e colaboram neste contexto e nada mais importante do que analisar os dados e usufruir desta nova realidade corporativa onde a informação é peça-chave do sucesso.

Não apenas analisar a sua performance, mas principalmente obter insights que provoquem uma mudança de rota em tempo de execução do seu negócio de forma ágil, econômica e produtiva. Afinal, foi-se o tempo em que a tentativa e erro era o melhor método para alcançar o objetivo de negócios nas empresas.

Geração de dados, Análise de dados, Dados no contexto (informação) e Entrega ao Negócio, quais os caminhos:

ERP (ENTERPRISE RELATIONSHIP MANAGEMENT)

Considerado como plataforma-base para a gestão em diversas companhias desde os anos 70, o ERP tem a proposta de criar condições para a elaboração de um bom processo de tomada de decisão via tecnologia da informação, uma vez que promove a integração entre as informação de diversos setores de uma empresa, padronização de processos e da sua confiabilidade. Tudo isso faz com que as empresas se beneficiem de informações para uma boa gestão.

O ERP serve de apoio importante à tomada de decisão com o propósito de acompanhar a maturidade de uma empresa frente ao seu dinamismo nos negócios, sendo que para isso é sempre importante avaliar cenários alinhados às certezas, incertezas e nos riscos.

BI (BUSINESS INTELLIGENCE / INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS)

Ter uma estratégia de BI na sua gestão é o que garantirá que a sua empresa estará à frente da concorrência dentro de um cenário de Mercado cada vez mais competitivo e hiperconectado. Estas soluções eram complexas e demoradas, muito atrelado às características técnicas e tecnológicas presentes no mercado até o início dos anos 2000. De lá para cá as soluções de BI tornaram-se maduras e de fácil implementação e consumo, muito atrelado à exigência deste novo momento de mercado onde a experiência (UX – User Experience) do usuário é o carro-chefe para esta tecnologia.

Facilitar, de forma consistente e confiável a captura de dados internos e/ou externos ao negócio de sua empresa, organizá-los no contexto para que se transforme em informação e o compartilhamento destes indicadores faz com que uma solução seja um sucesso em sua gestão. Atualmente receber informações de forma proativa, insights de negócio e o poder da decisão na ponta dos dedos através de dispositivos móveis faz com que a estratégia de BI seja um item mandatório e não mais opcional ao seu negócio.

CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT / GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE)

Assim como a própria sigla já o descreve, o CRM (Customer Relationship Management) auxilia a sua empresa no relacionamento com os seus clientes, fornecedores e colaboradores – sendo, para algumas indústrias o elo de ligação e a principal forma de se relacionar com o mundo corporativo. Muito mais do que uma ferramenta, o CRM deve dar fidelidade e credibilidade à uma estratégia de gestores e equipes tendo como norte o cliente como ponto-focal e como viés objetivo. Para escolher um CRM é importante que esta solução seja aderente ao seu tipo de negócio uma vez que será o seu principal repositório de informações pertinentes ao seu cliente, centralizando o histórico e informações relevantes, bem como organizando o trabalho de relacionamento com este ecossistema. O principal objetivo com uma solução de CRM é fazer com que a fidelização com o seu cliente será dia-após-dia promovida e que a sua empresa confirme um atendimento em caráter de exclusividade, levando até o seu interlocutor uma experiência memorável.

COMO CHEGAR A MELHOR DECISÃO?

Além do uso de ferramentas de apoio para tomada de decisão, para garantir uma melhor assertividade, é aconselhável que o gestor se prepare com antecedência, sempre tendo a resposta para algumas perguntas básicas, como:

– Qual decisão e até quando ela deve ser tomada?

– Quem deve decidir?

– Quem deve ser consultado anteriormente?

– Quem deve ser informado após a decisão ser tomada?

– Quem irá aprová-la ou vetá-la?

Com essas questões em mente e dados atualizados da empresa, a partir de ferramentas para tomada de decisão, resta ao gestor utilizar essas informações para escolher ações que ajudem a companhia a concretizar as suas metas. Mas se com todas essas dicas você ainda tem dúvidas com relação à melhor solução de TI para o seu negócio, nós podemos te ajudar. 

0 visualização

Converse com a Lume 

Entre em contato conosco e encontre o produto ou solução LUME , que atende seus requisitos. Converse com um especialista que vai indicar a melhor decisão. 

SIGA A LUME TECNOLOGIA

  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Podemos te ajudar? 

NOTÍCIAS E EVENTOS 

Eventos

NewsLume 

 

ENDEREÇO 

Endereço: Rua João Zaitter, 702
Pinhais, PR

 

CEP : 83324-210

CONTATO

Telefone : +55 41 3204.7149
 

Email: atendimento@lumetecnologia 

@2019 - Lume Tecnologia - Todos direitos reservados