APRENDA COMO ESCOLHER O SERVIDOR IDEAL PARA SUA EMPRESA
Atualizado: 30 de Mai de 2019
Melhorar a performance do servidor é uma das tarefas mais importantes dentro da TI, uma vez que ele é o cérebro de grande parte das operações internas de um negócio. Segundo pesquisa realizada pela Gartner, os custos em TI podem ser reduzidos em até 20% quando há uma correta escolha de com quais servidores trabalhar. Muitas vezes um ou dois mais potentes e caros se mostram mais benéficos ao negócio do que vários barateados.

E qual é o servidor que vale a pena investir para a minha empresa?
–> Servidores em torre: é um servidor mais básico e perfeito para pequenas empresas. Tem um custo reduzido e ocupa espaço de um gabinete clássico de desktop. Uma das vantagens é que esse tipo de servidor dispensa ambiente climatizado, isso ajuda na redução de custo de energia elétrica.
–> Servidores em rack: é um dos principais tipos de servidores e apresenta um maior potencial de processamento. Recomendado para pequenas e médias empresas que já trabalham com servidores e desejam ampliar a capacidade atual. A única desvantagem é que ele tem a necessidade de uma sala climatizada para garantir melhor funcionamento, pois quanto mais capacidade de processamento, mais calor é produzido.
–> Servidores blade: pode-se dizer que esse tipo de servidor é muito semelhante ao servidor em rack, porém seu diferencial é devido a sua dimensão. É altamente potente e recomendado para empresas com grandes volumes de dados que necessitam de um data center. Também exige um ambiente climatizado.