5 PROBLEMAS QUE IMPEDEM O SUCESSO DA EQUIPE DE TI E COMO O GESTOR PODE RESOLVÊ-LOS.

A cada dia mais se exige que o setor de TI seja tratado como um negócio dentro do próprio negócio. E os gestores que têm essa visão, e que a colocam em prática, via de regra são bem sucedidos. Hoje, o gestor de TI tem facilidades oferecidas pela computação na nuvem, soluções mobile, big data, dentre outras, que fazem com que ele tome decisões rápidas, possa prever o que a empresa precisa e fazer um trabalho alinhado a estratégia. Neste post, vamos conhecer os maiores desafios vivenciados pelo gestor de TI e eles podem impactar diretamente o seu dia a dia.

NÃO DEFINIR POLÍTICAS DE ACESSO.

Não é possível fazer gestão quando não se possui um planejamento e regras do que é permitido ou não realizar dentro da empresa. Quando não existem políticas de acesso à rede e todo mundo pode acessar qualquer coisa, o risco de contaminação com vírus e malwares é grande. Colocam-se em risco os dados da empresa, por isso é necessário um regulamento explicitando o que pode ou não pode ser acessado, separando por grupos de acesso. Cada funcionário deve estar hierarquizado em um grupo de acesso, com restrições bem definidas. Dessa forma, um funcionário do Comercial, por exemplo, não tem acesso aos dados do setor de RH. Além da restrição de acesso das pessoas às redes sociais ou aos e-mails particulares, a empresa deve evidenciar e divulgar a política de restrições de acesso entre os funcionários e deixar claro as punições internas caso alguém tente burlar estes procedimentos.

NÃO REGISTRAR AÇÕES REALIZADAS.

Os logs são arquivos muito importantes de se manter para obter o controle sobre todas as mudanças. Neles ficam registrados todas as alterações realizadas, como por exemplo, as mudanças em arquivos, conexões realizadas com outros servidores e pedidos de acesso. Ele serve como uma ferramenta estratégica para manter uma política de segurança mais confiável e rastreável. Através do log é possível rastrear a origem de problemas de forma mais fácil. Estes logs devem ser guardados por mais de um dia, caso seja necessária a realização de auditoria.

NÃO REALIZAR BACKUPS CONSTANTEMENTE.

É necessário possuir uma política de backup dentro de uma empresa. Deve-se manter cópias das principais informações. Os backups auxiliam na recuperação de falhas, perda de dados e diversos outros problemas que podem ocorrer de forma eficaz. Os backups devem ser armazenados em locais seguros, com restrições de acesso e de fácil localização, caso seja necessária a restauração. Além disso, devem ser armazenados por um período que deve estar definido na política de backup.

NÃO ATUALIZAR O SISTEMA OPERACIONAL.

Não atualizar os sistemas operacionais com as atualizações de segurança podem causar sérios problemas de segurança da informação. Recentemente houve um caso sério de falha de segurança no qual várias empresas que não atualizaram o sistema operacional Windows sofreram com infecções de vírus de computador em todo o mundo. O vírus roubava arquivos importantes e pedia o resgate por estes arquivos. A correção havia sido disponibilizada em março deste ano e aqueles que não realizaram esta atualização, tiveram os computadores infectados e alguns dados expostos ou roubados.

NÃO EXISTIR UM GESTOR DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.

É necessário existir a figura do gestor de segurança, para que ele possa realizar o controle de acesso e dar permissões de acessos. Além de programar os backups e resolver os problemas de segurança com agilidade, ele faz a gestão das políticas de segurança. É muito comum as empresas contratarem terceirizadas para tomar conta de toda gestão da segurança da informação. Esta medida pode diminuir os custos, aumentar a segurança e possuir toda qualidade de serviço necessária. Além de facilitar a gestão da segurança.

NÃO POSSUIR UM PLANO DE CONTINGÊNCIA.

No caso de alguma coisa der errado, como uma pane geral, um vazamento de informações ou até mesmo um desastre da natureza é necessário possuir um plano de contingência bem definido para não vivenciar um caos. Ações tomadas em meio ao desespero podem gerar danos muito maiores. Por isso tenha um plano com soluções já pré-definidas caso ocorra algum problema não esperado, para que a solução de contorno não traga maiores prejuízos.

Agora que você já conhece alguns dos problemas mais comuns, não marque bobeira. Corrija estes pontos em sua empresa para evitar que essas falhas de segurança ocorram dentro de sua empresa. Não coloque os seus dados em risco. Segurança da informação é algo muito sério e não pode ser negligenciado.

A Lume Tecnologia produziu um material completo sobre Segurança da Informação. Clique no botão abaixo para ter acesso ao eBook “Seus dados estão seguros? Como acabar com a vulnerabilidade na rede e computadores da sua empresa”.

2 visualizações

Converse com a Lume 

Entre em contato conosco e encontre o produto ou solução LUME , que atende seus requisitos. Converse com um especialista que vai indicar a melhor decisão. 

SIGA A LUME TECNOLOGIA

  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Podemos te ajudar? 

NOTÍCIAS E EVENTOS 

Eventos

NewsLume 

 

ENDEREÇO 

Endereço: Rua João Zaitter, 702
Pinhais, PR

 

CEP : 83324-210

CONTATO

Telefone : +55 41 3204.7149
 

Email: atendimento@lumetecnologia 

@2019 - Lume Tecnologia - Todos direitos reservados