@2019 - Lume Tecnologia - Todos direitos reservados

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

Rackeamento

Adquirir ativos de hardware para compor sua base de operações em Tecnologia da Informação é uma prática mundial e passou ao longo das décadas por diversos momentos: da computação centralizada baseada em sistemas mainframes, passou para computação distribuída com a utilização de microcomputadores. Porém, com a diversificação, miniaturização e as possibilidades de conectividade dos ativos de TI estamos agora na fase dos microdispositivos para IoT, IIoT, Digital Twins e outras ondas em direção à consolidação do conceito de indústria 4.0.

Para colocar os ativos em condições operacionais a primeira e importante providência é a validação dos facilities para certificar que todos os requerimentos operacionais de segurança e compliance dos fabricantes dos equipamentos sejam atendidos, evitando comprometimento da integridade física e redução do seu ciclo de vida por problemas de condicionamento térmico, energia de má qualidade, instabilidade mecânica, umidade e outros fatores que possam comprometer o funcionamento dos ativos.

Além desse fator, a correta instalação física depende de normas rígidas de segurança física que, se não seguidas, podem levar a perda de garantia pelo fabricante e até a inutilização total dos equipamentos.

Para isso a etapa de rackeamento é comparada à fundação de um prédio, se não for sólida e bem-feita comprometerá todas as etapas decorrentes e que dependem dela para uma TI estável, segura e fazendo a agregação de valor que seu negócio precisa.

Conectorização / conformação

A complexidade dos componentes que são utilizados para construção de um datacenter, independentemente do seu porte, requer extrema organização. Sistemas de energia, redes de dados de alta velocidade, sistemas de condicionamento térmico, cabos de metal, cabos de fibra ótica, cabos de energia, sistemas de monitoramento, sensores de todos os tipos externos e internos aos equipamentos precisam estar plenamente integrados e organizados para garantia de funcionamento e estabilidade. A etapa de conectorização e conformação das instalações é que deve garantir a ordem e a manutenção da ordem de todos os componentes permitindo que o ambiente tenha manutenibilidade, rastreabilidade, estabilidade, segurança e compliance com as normas de segurança.

Energização

Essa é uma etapa crítica e arriscada, pois se os sistemas de energia não estiverem adequados às cargas exigidas, pode-se comprometer toda a operação existente no datacenter causada por sobrecarga nos circuitos. Além desse risco, a própria integridade física da equipe, dos ativos e das instalações podem ser colocadas em risco nessa fase que requer cuidados especiais e a adoção de procedimentos técnicos especializados para prevenir situações adversas.

Ativação

Equipamentos de datacenter possuem uma regra básica: ative corretamente para não ter que desativar para corrigir. Nós da Lume Tecnologia temos mais de 30 anos fazendo esse serviço e por inúmeras ocasiões nós fomos responsáveis por desativar os equipamentos que nós mesmos ativamos muitos anos antes, mas não por problema, mas para “aposentar” o equipamento que cumpriu o seu ciclo de vida e foi desativado pelo cliente, processo também conhecido por descomissionamento. Para conquistar essa chancela a ativação deve seguir o rigor que o processo exige, pois diferentemente de um equipamento de uso pessoal, os sistemas servidores uma vez ligados devem assim permanecer.

Firmware

A “inteligência” operacional dos ativos de hardware está em seu firmware. Entregar os equipamentos ativados com o nível adequado de firmware garante a interoperabilidade de toda infraestrutura e que a comunicação com os componentes internos e externos aos ativos instalados ocorram conforme recomendação do fabricante. Níveis incompatíveis de firmware podem causar instabilidade operacional, falsos positivos de monitoramento e insegurança geral na infraestrutura de TI. Em nossas instalações seguimos a boas práticas dos fabricantes, mas levamos em consideração também a interoperabilidade que o ambiente precisa atingir no contexto de datacenter ao qual se insere.

INFRAESTRUTURA FÍSICA

Entre em contato e solicite sua proposta.

SIGA A LUME TECNOLOGIA

  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Podemos te ajudar? 

NOTÍCIAS E EVENTOS 

Eventos

NewsLume 

 

ENDEREÇO 

Endereço: Rua João Zaitter, 702
Pinhais, PR

 

CEP : 83324-210

CONTATO

Telefone : +55 41 3204.7149
 

Email: atendimento@lumetecnologia